Amigos

Seguidores

terça-feira, 16 de junho de 2015

O HABITANTE DO PLANO PARA FORA


ARTISTAS: CRISTIANO LENHARDT
CURADORIA: GALERIA FORTES VILAÇA
DE 13/6 A 1/8
ENDEREÇO: RUA JAMES HOLLAND, 71 - BARRA FUNDA
TELEFONE: (11) 3392-3942
Cristiano Lenhardt retorna ao Galpão Fortes Vilaça para apresentar a exposição "O Habitante do Plano para Fora", sua segunda individual na galeria. Esculturas, desenhos, vídeos e uma obra com som fazem parte da mostra. Os trabalhos partem das observações que ele faz nas ruas, nas manifestações folclóricas, no comércio ambulante e na vivência cotidiana de modo geral.
Pau-Bonito é uma série de esculturas modulares feitas em madeira esculpida e pintada, como mastros, que se erguem através de cordas tensionadas e presas ao chão. Assemelham-se, assim, com a estrutura das tendas de circo e ao mesmo tempo evocam as lanças de caboclo, os estandartes, o pau-de-fita, entre outras manifestações folclóricas. Apesar de usar a cultura popular como ponto de partida, seu trabalho ganha novos desdobramentos semânticos através do jogo entre o bi e o tridimensional. Estas estruturas criam planos que dividem visualmente o espaço e delimitam áreas vazadas, interpenetráveis. Configuram, ainda, o que o artista chama de áreas estéticas, demarcando onde atuam as outras obras da exposição.
Nesse sentido, os trabalhos de "O Habitante do Plano para Fora" agem como personagens dentro de uma cena, cuja narrativa está em constante mutação. É frequente a utilização de furos, transparências e brechas, como um esforço do artista em revelar o que está além do plano observado. A série de desenhos Perfuração lida com essas questões: as formas geométricas são criadas com pequenos furos sobre o papel quadriculado. Desenho e escultura se justapõe na prática do artista. De modo semelhante, a obra Tela para Dentro, Vazada usa um globo-laser projetando luz para dentro de uma caixa de papelão furada. A caixa cria um espaço de baixa luminosidade, propício para o funcionamento do laser, ao mesmo tempo que os furos permitem que a luz extrapole o suporte.
Tela para Dentro, Vazada (2015). Cristiano Lenhardt / Créditos: cortesia Galeria Fortes Vilaça
ServiçoExposição:  O Habitante do Plano para Fora, de Cristiano Lenhardt.
Datas e horários:  De 13 de junho a 1 de agosto de 2015. Terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 18h.
Local: Galpão Fortes Vilaça | Rua James Holland, 71 - Barra Funda

Postar um comentário